Crítica: FÚRIA DE TITÃS

Que surpresa! Exageros e 3D não fazem um bom filme…

Maurício Muniz

Pra começar, uma confissão que pode ser considerada como sacrilégio para alguns: nunca fui fã do Fúria de Titãs original, de 1981. A história era boba, as interpretações exageradas e faltava emoção à aventura. Nem os efeitos do grande Ray Harryhausen, que sempre amei, pareciam funcionar muito bem. E aquela coruja mecânica era insuportável, um protótipo de Jar Jar Binks que deveria cair no esquecimento o mais rápido possível.

Assim, como Hollywood cada vez parece ter menos ideias originais – ou, ao menos, parece cada vez menos propensa a investir nessas ideias – chegamos a 2010 e à refilmagem desse “clássico”. O diretor Louis Leterrier (O Incrível Hulk) diz que este foi o filme mais marcante de sua infância e por isso trabalhou na nova versão com amor. Na verdade, amor por exageros… mas voltaremos a esse assunto daqui a pouco.

A história ainda é simples: o orfão Perseus (Sam Worthington) tem sua família adotiva morta após um encontro com o furioso deus Hades (Ralph Fiennes), irmão do todopoderoso Zeus (Liam Neeson). Quando a cidade de Argos é ameaçada de destruição pelo monstruoso Kraken caso não sacrifique aos deuses a bela princesa Andrômeda (Alexa Davalos), o deprimido Perseus a) descobre que é filho de Zeus e, portanto, um semideus; b) reúne um grupo de guerreiros para tentar achar uma forma de vencer o Kraken; e c) parte para uma aventura morna onde, sinceramente, pouca coisa realmente acontece.

Não vamos contar detalhes da trama aqui, mas qualquer um que tenha visto o filme original sabe que ela não é muito complexa. É algo na linha de:

– Ok, vamos perguntar a fulano como matar o monstro.

– Xi, precisamos usar tal coisa pra matar o monstro.

– Oba, pegamos aquilo que pode matar o monstro.

– Ei, monstro, olha pra cá!

Claro, há uns seres mitológicos pelo caminho, lições para o novo deus, reis corneados deformados e uma insinuaçãozinha de romance com a nem-tão-imortal Io (a gracinha Gemma Arterton, de 007 Quantum of Solace) que segue os heróis na aventura e, pra sorte de todos os envolvidos – na tela e assistindo ao filme – toma o lugar da coruja Bubo. Desta vez também temos um subtexto razoavelmente interessante sobre os homens encontrarem-se revoltados com os deuses – compreensível, já que as tais divindades parecem apenas ignorar os humanos ou enviar pragas e destruição sobre eles. Aliás, ninguém neste mundo pode dizer que é ateu, já que os deuses baixam na Terra a todo momento pra arrumar confusão, fazer ameaças e reclamar do preço da conta de luz no Olimpo (ok, essa última parte é mentira, mas não me espantaria se acontecesse,).

O elenco de coadjuvantes, a maioria atores ingleses, está competente e, em especial, o talentoso Madds Mikkelsen (o vilão de 007 Cassino Royale) está ótimo – e quase irreconhecível – como um guerreiro sério e heróico que ensina a Perseus como deixar de ser chorão. Porém, por melhor que o elenco seja, é fácil notar que todos os atores que interpretam deuses parecem um tanto teatrais na maioria de suas cenas. E toda vez que Ralph Fiennes aparece envolto em fumaça negra, flutuando com cara de mau, prepare-se para conter a vontade de gritar “Corram, é Voldemort”.

Mas o que mais incomoda no filme é que, em sua vontade de deixar tudo mais grandioso, Leterrier consegue apenas criar exageros atrás de exageros. O Kraken é muito maior, os escorpiões gigantes são mais gigantes e a Medusa, antes uma mulher com serpentes na cabeça, agora é uma MULHER-SERPENTE com serpentes na cabeça. A concepção visual de todas as criaturas é interessante, sim, mas tudo é tão exagerado que a intenção parece ser esconder o quanto o contexto geral é vazio. Agora, imagine tudo isso temperado pelo 3D mais inútil e mal-utilizado da memória recente e temos a receita perfeita para duas horas de dor de cabeça (e se você conseguir NÃO tirar os óculos da “terceira dimensão” em alguns momentos de calmaria durante o filme, parabéns: é mais forte do que eu).

Quem sabe as coisas melhoram nos próximos dois filmes que Leterrier quer fazer com os personagens e que, parece, conseguirá já que este fez sucesso nas bilheterias. Com sorte, até lá a moda do 3D vai ter passado e os executivos de cinema e o público terão percebido que elE mais subtrai do que acrescenta à experiência de ver um filme na tela grande.

Mas, por favor, não tragam a coruja chata de volta! Entre ela e o 3D, fico com o último…

COTAÇÃO ANTIGRAVIDADE:

Trailer de FRACASSO DE PÚBLICO: DESENCONTRO DE TITÃS

41 comentários sobre “Crítica: FÚRIA DE TITÃS

  1. Você escreve como alguem frustrado que, por algum motivo infantil “a la” Rubens Ewald Filho, quer apontar defeitos como se fosse o maior conhecedor de cinema do mundo.
    Opniões tão destrutivas como as suas, vovô, não deveriam nem sair do bloco de notas.

    see ya

  2. Já você, por outro lado, não é macho o bastante pra fazer comentários usando seu próprio nome.

    Bem, e se você entrou aqui pra defender o Fúria de Titãs, não é mesmo ninguém que valha a pena ser conhecido.

    Pode me chamar de vovô à vontade, mas garanto que não peguei sua vó, apesar da insistência dela. Eita, véia tarada…

    E se você acha que é preciso ser “o maior conhecedor de cinema do mundo” pra dizer se um filme é ruim, deve ter um gostinho pessoal bem safado, né? Mas continue lendo minhas críticas, criança. Quem sabe aprende algo. E obrigado por me comparar ao Rubens, o sujeito que mais entende de cinema neste país. Se você prefere “críticos” que não criticam, posso te indicar umas revistas e sites “ótimos” por aí…

    O “see ya” obviamente é brincadeira pois você não teria coragem de falar essas coisas pessoalmente, né?

    Sem galho! Vai lá comprar um cérebro e volta aqui pra gente discutir.

    Abração,

    Maurício (olha só, acordei inspirado pra brigar hoje!)

    P.S.: Sério, quem ainda usa Bloco de Notas?

  3. Infelizmente quem tem blog e quem faz críticas e resenhas de qualquer obra cultural tem que lidar com esse tipo de trollzinho que não tem capacidade analítica e intelectual pra fazer melhor, ou coragem pra colocar o nome aqui. Sem falar em pessoas que não sabem o que significa IRONIA.

    Keep the good job🙂

    Assim que ver o filme volto aqui pra comentar.

  4. É, fofinho! Esses jovens sodomitas estão ficando cada vez mais abusados. Na net até parecem que tem coragem, mas pessoalmente viram verdadeiras Ladys.
    Lembrei de uma música do grande Bezerra da Silva.Verdadeiro filósofo. Um trecho da letra;

    Você com revólver na mão é um bicho feroz
    Sem ele anda rebolando e até muda de voz

    É que a rapazeada não sabe
    Quando você entrou em cana
    Lavava a roupa da malandragem
    E dormia no canto da cama
    Hoje está em liberdade
    E anda trepado como marra de cão
    Eu conheço seu passado na cadeia
    Seu negócio é somente pagar sugestão

    Olha aí vacilão…

    Você com revólver na mão é um bicho feroz
    Sem ele anda rebolando e até muda de voz

    Simplesmente tô dando esse alô
    Porque sei que você não é de nada
    Quando leva um arroxo dos homens
    De bandeja entrega toda rapazeada
    Acha bonito ser bicho solto
    Mas não tem disposição
    Quando entra em cana novamente
    Vai passar lua de mel outra vez na prisão

  5. Não vi o original não sei se a curuja é chata sei que tentaram fazer God of war com esse remake… pq não fizeram logo o God of War???

  6. Antigravidade: um blog lido por fãs e detratores! Isso é que é audiência!
    The real Clash of the Titans.
    Cai dentro, caro detrator (leitor) assíduo!

  7. Concorda mesmo.

    Inclusive na covardia de não assinar com nome real, né?

    Ai, ai… Esse povinho de espírito pequeno. Inveja é uma merda mesmo, hein?

  8. Pataqueopariu!!!! Mó decepção, num tem merda nenhuma de 3D e pelo q eu eu lí um bom filme 3D leva no mínimo 6 meses de produção, já essa porcaria foi feita nas coxas, um 2D em apenas 8 semanas, nunca daria certo!!!
    Pra quem curtiu o clássico, vai se decepcionar com essa versão. Sem contar que o ator q interpreta Perceu, que alías mandou bem em AVATAR, deixou muito a desejar em Furia de Titas, o cara não tem carisma nenhum, e eu tava mesmo é torcendo pra Meduza… hauhauha
    Mas falando sério, pra quem curte um filme super rápido tipo “cinema em casa” , atuação meia boca, efeitos chinfrins, não gastem com 3D!

  9. Achei o filme MUITI ruim.. pelamordedeus…. Nao entendo como ninguém consegue ainda achar uma solução para as cenas do olimpo. parece aquele programa de auditório onde fica todo mundo parada cada um falando de uma vez e o resto com cara de bunda ao fundo… Com certeza poderia ser filmado ou pensado de um modo diferente.

    O clássico eu gostava apenas dos efeitos… neste recente eu achei a maioria deles um fiasco… Zeus numa armadura… coisa mais ridicula, o Kraken, aquele que era pra ser um monstro MUITO foda, nem chega a tocar o terror na cidade e acaba virando estátua… po que monstro de atuação mais bunda!

    As unicas coisas que curti foram o pegasso negro, achei ele muito bem feito, convincente e com cara de cavalo de macho. A gostosa da Io e o Madds Mikkelsen que também me surpreendeu! De resto nem pra sessao da tarde.

  10. \o/

    Primeira vez q vejo o Mauricio discutindo…

    Chega a ser engraçado srsrsrs

    É o cabra pegou o dia errado pra entrar aqui…

    O Abelhudo precisa de cerebro… mas o q esperar de um filme pop Tela Quente?

    Se espera gente com este tipo de QI super elevado para defende-los…

    [/ironic mode] Abelhudo, vc tem a razão [ironic mode]

  11. O Mauricio… ainda não achei em lugar nenhum pra comprar Fracasso de Publico 2… será este o ultimo volume? ou tem mais? no primeiro não lembro se está especificado quantos volumes seriam.

  12. otimo filme Fúria de Titãs,o primeiro na época era bom por causa dos efeitos e o de hoje é bom por causa dos efeitos.

  13. Comprei na Liga HQ, a maioria das coisas compro lá.

    Deve chegar essa semana ou semana q vem, o primeiro volume é muito.. mas muito bom.

    Este é o ultimo volume da série?

    Abraço.

  14. Caio,

    Basicamente a abertura japonesa é melhor que toda a série americana junta.

    Mauricinho,

    Ainda concordo com o abelhudinho.

  15. respondendo o tópico do nosso amigo mentecapto acima:

    Srº. Abelhudo (puta que paril, “Abelhudo”)

    1º – A vida de um mentecapto “Atrasa-Lado” (típico de brasileiro – nada contra)
    Provavelmente se acha o ser “todopoderoso” ou “O Fodão” para criticar nosso querido amigo Maurício Munis tentando passar uma impressão aos interlocutores de que o filme foi uma “œuvre d’art” proporcionada pelas imagens sincronizadas com uma freguência de 144 quadros/s (e logicamente os projetores especiais), mas eis a pergunta: “O que será que nosso “Mentelhudo” faz durante o dia (ou noite) para perder aproximadamente 10 minutos de sua medíocre vida lendo a crítica relacionada, raciocinando uma resposta e escrevendo-a, sendo que, propriamente, ele deve achar que o ANTIGRAVIDADE apresenta críticas fúteis sobre cinema????? Sendo que existe 10*10⁹ de blogs pelo vasto caminho que a internet propicia???”
    alternativa a) Meu Deus!! Será que é um babaca de montou o seu 1 º micro-computador ontem, aos 20 anos??? Será que ele conseguiu elaborar algo tão complexo como encaixar o periférico somente onde ele realmente pode se encaixar???
    alternativa b) Um ser inútil, que usualmente utiliza um S.O. (sistema operacional – obs.: como estou referindo este tópico a um mentecapto, tenho que “traduzir” os acrônimos que nele se encontram) denominado Windows (séra o X!peta, ou o Séti??) que não requer que o usuário utilize a incrivel lógica que a genética lhe proporcionou???
    alternativa c) Eu não passei no vestibular, estudei em uma faculdade medíocre e não consegui arranjar emprego!!!!!! Estou aflito, possuo toda a coleção da Maria Ozawa (sem ofensas Benê) e torci a o meu pulso efetuando uma movimentaçao explícita, estimulando as glandulas reprodutoras. (com essa opção, a estimativa do nosso amigo aumentaria 20 minutos em relação ao tempo dado anteriormente)

    2º – Provavelmente o Srº. Abelhudo deverá ler este “artigo”
    Ele certamente pensará: “Quem é esse cara?!?! Quem ele pensa que é?!?! Quem é ele para falar mal da minha faculdade?!?! Esse porra não tem nada para fazer, e
    ainda fala de mim!!! Eu irei tentar provocar ele até ele ficar puto comigo, porque eu sou um puta de machão que só sabe dialogar com os dedos (desculpe a uso de Ecos repetitivos. Afinal, estou tentando pensar como um mentecapto)!!! AHAHAHAHA Ele acabou de se auto proclamar um mentecapto!!!! Irei xingar a mãe dele, o pai, a irmã, a tia, o tio, a prima, todo mundo HAHAHAHA Eu sou maligno!!!! (Assim como o incrivel HADES que foi aprisionado de novo por um “Meteoro de Pégasu” lançado por Perseus que só Zeus sabe porque e como ele soube na hora certa como tinha que erguer a incrivel espada que apareceu do nada no meio da incrivel floresta)!!! Estas tentativas de respostas ridículas, irei insulta-lo mesmo assim!!!! A agora eu sou Homem² porque eu achei um amigo, rotulado de Mac(Mac de Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Ou aquela espécie de maça que todos degustam; Ou de Marica Assexuada Convincente – não sitarei (mas citando) a S.O. da Apple, porque mentacaptos não podem utilizá-lo (ou não deveriam))Donald!!!! Nossa ele não para de pensar em mentecapto!!

    Respondendo as possíveis perguntas respectivamente: a) Raul Vandervaart Le Monte. b) Eu penso que eu sou um ser humano descendente de primata composto por carbonos e possuo uma matéria concreta graças as 4 forças essenciais da física (como qualquer ser humano). c) Referente a 1º parte da pergunta, respondi anteriormente, e eu falo isso porque eu já sou formado Engenharia Física em 2005 pela Ufscar , primeira turma de engenheiros físicos do Brasil (é, eu sou fodão rs) d) Certamente no momento em que escrevi isto, não tinha muitas coisas para fazer, já que eu corrigi todas as provas de meus queridos alunos (Física Atômica – USP). e) estou de saco cheio de escrever!!! f) Estarei estupefato com as próximas postagens do mentecapto.

    Este foi um breve relato do que passou pelo meus neoronios ao ler algo tão babaca como o comentario do nosso amigo Abelhudo.

    Um abraço Mauricio.
    ~

  16. Você realmente destruiu com o filme. INteressante que essa moda de 3D está estragando com bons filmes. Eu gostei e muito de Fúria de Titãs, tanto o clássico, entre aspas como vc chama, como esse. Claro que nem tudo na vida eh pergeito, como colocarem esse pseudo galã que apareceu nakele péssimo Avatar. falando em avatar pela forma como vc criticou fúria acredito que vc é como a maioria do publico que amou desesperadamente esse filme, esse sim foi uma perda de tempo.
    Mas voltando ao fúria.è um filme que soube dosar os efeitos, que não achei tão exagerado em comparação a esses sucessos que saem. A história tem que ser fraca, afinal se o diretor ama o clássico ele não quer mudar nada. mas tbm agracedo pela coruja que dançou, mas teve sua aparição rápida.
    E finalizando. Uma pena quando colocado no google critica por furia de titãs o primeiro blog que aparece é o seu. Uma pessoa que aparentemente teve uma infancia pobre de cultura e sabe apenas ver o lado ruim das coisas.
    acredito que como para as outras pessoas vc tbm vai dar uma resposta mal-criada para esse meu post, mas td bem, eu tenho cultura e educação pra nao ficar de picuinhas na internet.

  17. Donovan,

    Sério, o primeiro blog que aparece na procura? Uhúúú! Legal!

    (Mas cuidado, hein? Pode ser só porque você entra MUITO aqui e o computador já direciona. Ah, você entrou aqui “por acaso”? Claro, claro…!)

    E boa a sua “jogada de verde” com o AVATAR, pra ver seu eu caía e comentava. Vai tentando, bonitão. Uma hora você consegue.

  18. Donovan,

    O mauricio é do time que tbm não gostou de Avatar.

    Mas de boa vc gostou de Furia?…

    então vc gostou de um novo avatar…
    mas não é pq vc gostou na infania de um filme comum (em todos os sentidos) q ele é bom.. afinal vc com sua cultura rica quando em estágio evolutivo e se adapatando as experiencias da vida (será?) já se denominava culto, porem isso não quer dizer q é verdade..

    se vc gostou de uma filme ruim.. admita q gostou de um filme meia boca, mas q é um gosto particulamente seu.(afinal todos temos filmes meia boca q gostamos)

    Uma pena q vc ainda no seu estágio evolutivo não ter evoluido tanto assim…

  19. Po cara esqueci de dizer. Não sou dono da verdade, nem super hiper culto, como os senhores, e digo sim, gostei do filme, não é porque eu assitir ele, nao na minha infancia e sim no ano passado, mas porque é um filme meia boca mesmo. Admito sim. E pronto!
    Sério cara, Avatar é sim uma uma grande perda de tempo e de recursos para um filme, excelentes efeitos para uma historia simples.
    Pra finalizar, quisera eu ter a cultura que tanto vcs almejam.
    Acho que o fato de sermos leitores, espectadores, ouvintes, de um filme ou programa, de termos uma certa cultura e gostarmos de escrever e termos um blog e acesso ao maior meio de comunicação já existente que devemos desrespeitar o trabalho das pessoas. A forma como ele escreveu e atacou o filme é pura falta de respeito com as pessoas que trabalharam no filme. Quando se faz uma critica se busca o lado bom e ruim do objeto analisado.E
    este é o meu ponto de vista.

  20. Oi, Mau-Mau! Não vi o filme, nem tenho muita vontade de vê-lo, apesar do original (que de fato não era nada de especial) ter marcado a minha adolescência (dá um desconto, eu tinha 14 anos).
    Mas sabe? Adorei a sua crítica! Desta vez deu pra ver um pouco da pessoa mordaz e super divertida que vc é na vida real, e que poucos têm o privilégio de conhecer. Libere-se, Mau-mau! Exponha-se nos seus textos, como vc fez neste! (e quem liga pros trolls?).
    Abração da Lolinha, que aproveita pra mandar um abraço pro Mucinho, pra Carmen, pros gatos, e pra quem realmente importa – que é quem trabalha na Nestlé, lógico!

  21. Mauricio to aqui procurando em todos os podcast… porém não estou encontrando.

    Qual nome do filme que se passa numa prisão com um protagonista careca e de bigode?

    Vocês já indicarão ele em algum pod.. mas não to achando.. ouvir tudo é tenso… srsrss

    quebra esse galho?

  22. É isso aí, vamos encher isto aqui de comentários e alongar a goiabada até o limite.
    Filme da minha infancia que nem o gênio (dá licença, eu acho o cara um gênio) do Tim Burton conseguiu fazer coisa boa em cima: A Fantástica Fábrica de Chocolate. E olha que o Tim bem que tentou: respeitou a essência, atualizou a mítica, o Johnny Deep é um puta ator, (enfim, eu poderia ESCOLHER OS ARGUMENTOS e falar apenas “coisinhas boas” sobre a refilmagem) mas não adianta: não ficou um bom filme (PRA MIM!), não superou (nem com 3 toneladas de efeitos) a película original.
    Pois bem, se eu quero ser realmente justo com quem fez a obra (a nova) – não que o Tim Burton um dia leria qualquer merda que eu escrevesse – eu devo ser tão somente sincero.
    E foi somente isso que o Maurício foi: sincero; avisou aos que pretendem assistir à refilmagem da “Fúria…” que não tenham ilusão sobre o “todo” (o espetáculo, o prazer fílmico, a saudade da infância, o gosto por história de Deuses e Mitos, etc), apesar das “partes”, ou ainda, apesar de detalhes como o 3D ou um ou outro acerto (o sumiço de personagens fracos da trama original).
    Na mesma linha: fico pensando no dia que forem refilmar DIGBY, O MAIOR CÃO DO MUNDO e o estrago que certamente farão com a boas memórias que tenho daquele filminho tolinho.

    Em tempo: o citado Tim Burton, NA MINHA OPINIÃO, fez um puuuuuta trabalho perfeito na releitura do Planeta dos Macacos;

    Em tempo2: beijos na Lolinha (vem passar frio com a gente aqui no sul de Minas, muié);

    Em tempo3: Donovan não era aquele cara que cantava “Mellow Yellow”? Pô, eu gostava do cara. Não curti muito essa “refilmagem” dele que apareceu por aqui… (ainda bem que ele não perde seu tempo lendo comentários neste blog que ele, afinal, não gosta…)

  23. Oii Mauricio, nao sei ao certo, mas vim parar aqui no seu blog agora, e adoreiiiiiiiiiiii… adoreii suas criticas…
    o antigravidade ja ta nos meus favoritos..!!!
    ahh sim lembrei hihihi acabei d assistir o filme do freddy hehehe li os comentarios (em formato bate papo-achei mto legal tb) sobre ele e como vi furia d titas semana passada tive curiosidade d saber a sua opiniao ehehehe

    vc comentou sobre o ladrao de raios tb??
    eu gostei dele, mas qro ler oq vc fala a respeito pra ver se to certa ou errada de ter gostado ihihih

    bom, é isso!!

    ps.: a sua resposta pro abelhudo foi hilária… to rindo até agora!

  24. Maurício, concordo com você. Assisti hoje ao Fúria em 3D. Era uma fã do filme original. Entretanto, de 3D não tinha nada… uma simulação vagabunda pra enganar idiotas (como eu…rs). Quanto aos efeitos, achei que o filme merece aplausos nesse quesito. Trilha sonora interessante. Atuação mediana do protagonista. Sinceramente, esperava mais do filme… agora,não entendi mesmo aquela palhaçada da corujinha do filme original.

  25. vcs sao uns idiotas ,nao sabem q na mitologia grega a medusa tinha corpo de serpente, alem dos cabelos(claro)

    Vão estudar antes de falar¬¬

  26. EEEEEita, pêêêêga…
    É…parece que o Mau magoou as pessoas…rsrsrs
    Mas vamos ao filme:
    Fúria de Titãs sempre foi filme de sessão da tarde…SEMPRE…eu simplesmente adooro esse filme…o remeke é bom? Na minha opinião é um filme exatamente prá eu continuar assistindo na sessão da tarde e ponto. Sabe aquele dia chatinho? “_hummm q q eu vou fazer hj…ah deixa eu colocar fúria de titãs vai…” Coloca a pipoca prá estourar e pronto! E naum precisa ser em 3D…aliás, agora tooodo mundo tá querendo fazer filme 3D…Eu pessoalmente naum curto…me dá dor de cabeça.
    E Mau, realmente, a medusa é corpo de serpente…rsrsrs calma gentem errar é humano.
    Se vc gostou do filme – ótimo…não precisa ficar chateado pq o Maurício detonou na crítica…como diz a música: “Cada um no seu quadrado, cada um no seu quadrado…” (olha a cultura inútil)rsrsrs…vamos esperar pelas próximas críticas…

    Ósculos e amplexos prá todos…

Deixe uma resposta

