Crítica: HOMEM DE FERRO 2 (ATUALIZADA: cena pós-créditos e capas de HQs)

O Homem de Ferro cruza os céus novamente em um dos filmes mais esperados do ano. Pior que o primeiro? Melhor do que muitos? E Thor aparece ou não? Conheça nossa opinião sobre o filme!

por Maurício Muniz

Lançado em 2008, o filme Homem de Ferro foi uma surpresa tanto na bilheteria quanto na qualidade. Num ano que também deu ao mundo o genial Cavaleiro das Trevas, o filme do herói de armadura da Marvel – um herói praticamente de segundo escalão – conseguiu unir diversão a um roteiro inteligente e quase adulto, tornando-se o melhor filme sobre um personagem solo da editora. Homem-Aranha? Só pro público emo-crepuscular. Wolverine? Razoável, mas muito burrinho e sem nada que empolgasse. Demolidor? Provavelmente o pior da leva. Motoqueiro Fantasma? Hmmm, ok, Demolidor não é o pior da leva…

De qualquer forma, esperava-se muito do segundo filme contando as aventuras de Tony Stark e seu alterego aventureiro. E agora que o filme está aqui, é fácil notar que muita coisa melhorou. Mas não tanto quanto gostaríamos…

A história mostra como Stark lida com o assédio da mídia após revelar que é o Homem de Ferro; as investidas do governo americano, que está de olho no potencial de sua armadura como arma; o surgimento de Ivan Vanko, filho de um ex-colaborador do pai de Stark, que usa chicotes elétricos com a intenção de destruir o herói; e a concorrência de um rival, o industrial armamentista Justin Hammer.

Há muito para se gostar no filme. Os diálogos estão ótimos, divertidos e inteligentes, dando fantásticas frases de efeito a Stark. As cenas de ação ganharam um upgrade, ficando mais grandiosas e empolgantes. Os efeitos especiais também estão ótimos, usados a favor da história de forma quase perfeita. O surgimento de Vanko e seus chicotes em plena corrida de automóveis em Mônaco para tentar matar Stark, por exemplo, é realizada de maneira arrebatadora, do tipo que não se vê mais nos gibis de super-heróis há um bom tempo. Há algumas furadas, claro. Incomoda um pouco que o vilão ensandecido, no meio de um ataque, inexplicavelmente pare de lutar enquanto “espera” o herói vestir sua armadura. Ou que o guarda-costas de Stark parece não carregar armas ou, ao menos, resolve não usá-las mesmo quando a vida de seu patrão está em perigo. Mas você se diverte tanto com o filme que mal nota esses pequenos entraves.

O problema, porém, é que tudo de melhor parece estar na primeira metade do filme. A primeira hora é tão boa e interessante que deixa o espectador quase tonto. E feliz, achando que este Homem de Ferro 2 deixará seu predecessor no chinelo. Mas, infelizmente, na segunda metade o ritmo cai. Sim, ainda há boas cenas e o que acontece é interessante… mas tudo parece consideravalmente menos interessante, como se o roteiro tivesse que ficar enrolando por quarenta ou cinquenta minutos enquanto não chega a hora de mostrar a luta final.

Enquanto o final não chega, vamos admirando o ótimo elenco em ação. Robert Downey Jr. está perfeito como Tony Stark, fazendo do herói um ser humano divertido, irônico, cheio de falhas, mas irresistivelmente charmoso e simpático em sua cruzada pessoal para “trazer a paz ao mundo”. Mickey Rourke está tão bem como Vanko – um vilão de ar tão trágico que é impossível odiá-lo totalmente – que dá vontade de dar um abraço no ator. O Justin Hammer de Sam Rockwell, com seu histrionismo,  acaba meio caricatural, mas é uma boa opção para mostrar a maldade ao mesmo tempo genial e burra do concorrente de Stark, que parece um menino mimado ressentido por não ter a mesma atenção que o outro recebe da imprensa e do público. Gwyneth Paltrow tem mais a fazer desta vez, sua Pepper Potts mostra-se uma mulher mais complexa, charmosa e madura. Já Don Cheadle, como o Coronel James Rhodes, grande amigo de Stark – substituindo Terrence Howard e bla blá blá polêmica polêmica blá – tem pouco a fazer no esquema das coisas além de colocar uma armadura sobressalente e participar de algumas cenas de ação.

Um achado é a Viuva Negra feita por Scarlett Johansson. Além do visual sexy (não é que ela fica bem de cabelos ruivos TAMBÉM?), a atriz está convincente e misteriosa como a heroína. E quando usa seu uniforme, parece ter saído diretamente de uma página desenhada por George Perez. Alguém arrume um papel pra ela no filme dos Vingadores, por favor. Outro destaque vai pra participação pequena porém muito divertida do comediante Garry Shandling como o Senador Stern – saído dos quadrinhos, se é que alguém lembra -, que quer a todo custo a tecnologia criada por Stark. Samuel L. Jackson tem um papel pequeno e até quase importante como Nick Fury, mas é um dos elementos mais esquecíveis do filme. E o diretor Jon Favreau conseguiu até aumentar seu próprio papel como o guarda-costas Happy Hogan (que no desenho dos anos 60 tinha o nome impagável de “Felisberto”), ganhando até uma ou duas ceninhas de ação.

Quando finalmente chega o climax, ele tenta impressionar pela grandiosidade, mas ainda sofre do problema de tudo girar em torno de “Minha armadura é maior do que a sua”, como no primeiro filme. Há mais ação e mais variedade na conclusão, é muito melhor do que a briga meio sem graça no final da primeira aventura, mas ainda faltou um pouco de emoção pra ser um quebra-pau memorável do cinema de ação.

Homem de Ferro 2 é uma aventura grandiosa, divertida, com ótimo humor e provavelmente será o melhor filme de super-heróis do ano. Vale a ida ao cinema, vale ser visto e revisto… mas o primeiro filme ainda é um espetáculo mais divertido e melhor amarrado.

Último detalhe: como já havia acontecido no primeiro filme, a Paramount não exibiu na sessão para jornalistas a cena que vem depois dos créditos. Mas, sim, tem uma cena que provavelmente mostrará Thor, o Deus do Trovão, surgindo no Novo México. Portanto, permaneça sentado após os créditos como eu vou fazer, quando for assistir o filme de novo quando estrear na sexta-feira, dia 30 (uma semana antes do que nos EUA, aliás). Como todo bom fã de quadrinhos, também quero ver Thor descer o martelo!

Nos vemos na fila do cinema?

ATUALIZAÇÃO 1: Claro que alguém já colocou a cena pós-créditos na internet! Então, se você quer ver agora e não liga pra spoilers (ou já viu o filme no cinema e saiu antes de terminarem “as letrinhas”) clique AQUI! Mas não garantimos que o vídeo vá ficar no ar por muito tempo…

ATUALIZAÇÃO 2: Quer conhecer um pouco da trajetória do Homem de Ferro no Brasil? Veja a ótima matéria sobre o personagem no site Guia dos Quadrinhos, com inúmeras capas de revistas com o herói desde os anos 60! Clique AQUI!

COTAÇÃO ANTIGRAVIDADE PARA O FILME:



14 comentários sobre “Crítica: HOMEM DE FERRO 2 (ATUALIZADA: cena pós-créditos e capas de HQs)

  1. Como curiosa que sou, e nem ligo prá spoiler (adooro os spoilers) fui verificar a cena pós créditos…ahhhhhhhhhhhhhhh…que injustoooooo…só o [censurado]??? E piora a curiosidade e a vontade pro próximo, néam???

  2. Olha só nos vemos na fila do cinema pq minha namorada gosta do filme do HF…

    Mas ai maúricio, essa hq do invasão dos mortos é bacana pacas e o titulo nacional pra mim ficou bem melhor q o original.

  3. decepção é o que se resume homem de ferro 2,tem coisas boas vindo dos gadrinhos e tem coisas horriveis vindo de filmes hollywoodianos.a luta do homem de ferro e o seu amigo James Rhodes é patetica,simplesmente criada para entreter e mostrar efeitos nem vou contar aqui porque é spoiler.o vilão sei la o que é… na verdade é nada com nada,que vilão chinfrim por favor. apesar de que Mickey Rourke é um bom ator mas seu personagem é patetico. o filme faz um hiper e não acontece nada!!! sai decepcionado.
    tenho medo dos proximos,poxa vida todos devião ir na direção do batman e fazerem um filme inteligente e com um sentido. sai do cinema e nem parece que vi um filme que aguardava tanto, a ideia do primeiro que foi mostrar a tecnologia inovadora de criar uma armadura e poder fazer quase tudo com ela, ja não funciona no 2 deverião ter partido para outra historia.não é um filme ruim tem boas cenas mas daqui uns 2 dias se me perguntar ja não lembro.

  4. Não concordo nem um pouco com o que o Thekingame postou. ‘Homem de Ferro 2’ é “maior” e melhor que o primeiro (já entrando no “rol das continuações que superam o primeiro filme”). A Marvel no cinema vai muito bem, obrigado.

  5. Eu achei melhor que o primeiro.
    Thekingame a luta do Stark e do James Rhodes eu até entendo Stark tava morrendo e o Rhodes não sabia o cara se arriscando nas forças armadas pra ajudar o stark e o cara mijando na armadura HUASHUUHAS… e o fury depois fala que o própio stark deixou ele pegar a armadura ai tudo fez mais sentido nem achei falha essa parte xDD

  6. Bem, se o Homem de Ferro2 é bom ou não, não sei. Não vi ainda. Só sei que Mary And Max é GENIAL!Muito PHODA!

    PS. Não é pra criança!

  7. Filme imperdivel, e olha que eu pelo menos tava achando que ia ser complicado afinal trocar o monge de ferro do 1º filme pelo chicote negro !? qual é um cara de chicote vs outro com armadura de ultima geração… só de terem acertado nisso já valeu a ida ao cinema;

    Tão bom quanto o 1º filme. E se fica meio lento é pq o nº de personagens tá crescendo, e mesmo assim o filme não perde o foco que é Tony Stark, não fica dando enormes pausas pra explicar personagens secundários.

    Marvel muito bem no cinema.

  8. A crítica fez muito juz ao filme.
    A segunda metade do filme foi só encheção de linguiça.
    Deu vontade de dar uma cohilada.
    E no 1º filme, a 1ª metade é que é chata (caverna, povo falando com legenda, argh!)
    Ou, eu fiquei esperando as letrinha no final, mas aí quando o carro da SHIELD apareceu, o cara lá de cima desligou a imagem e ´só escutei: “Senhor, achamos”
    Mas depois eu vi na net.

  9. iron man 2 tem seus erros sim,mas é um bom filme. pra rever,e conversar sobre,já que a hitória é um universo em expanção (;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s