Crítica: ZUMBILÂNDIA (Atualizada!)

Sete motivos pra ver o filme, uma das melhores comédias dos últimos tempos

Maurício Muniz

O filme Zumbilândia, dirigido por Ruben Fleischer, deveria ter estreado nos cinemas brasileiros em novembro passado. Tanto que a Sony realizou sessões para a imprensa em outubro. Por alguma razão (congestionamento nas datas de lançamento de final de ano?) resolveram jogar a comédia pra janeiro. Isso quer dizer que, como faz meses que assisti o filme, não lembro mais todos os detalhes da produção, por isso vou comentar apenas os sete pontos mais importantes pelos quais você deveria ver o filme.

1. Com os zumbis invadindo a cultura pop em todos os níveis, estava faltando uma boa comédia sobre o gênero. E é Zumbilândia, que além de trazer ótimas piadas, ainda tem um roteiro bem amarrado e que consegue aprofundar um tanto seus personagens.

2. Woody Harrelson! Como não ser fã desse cara? No ano passado ele já foi a única coisa que prestava em 2012 e agora está de volta como um cara durão, que se diverte matando zumbis, mas traz um trauma do passado. De qualquer forma, seu Tallahassee já é um dos melhores heróis de ação do ano.

3. O elenco, na verdade, está todo bacana. Além de Harrelson, o novato-veterano Jesse Eisenberg mostra porque está se tornando conhecido no meio indy, fazendo aqui o tipo nerd esperto mas atrapalhado. Já as gracinhas Emma Stone e Abigail Breslin, como duas irmãs que encontram os heróis em suas andanças para fugir do Apocalipse, estão muito bem, também. Breslin, de A Pequena Miss Sunshine, aqui está até contida, deixando a outra brilhar mais como interesse romântico de Eisenberg. Que Dakota Fanning que nada! A grande atriz das próximas décadas vai ser mesmo Breslin.

4. As regras inventadas por Columbus, personagem de Eisenberg, para a sobrevivência num mundo dominado pelos mortos-vivos formam algumas das melhores piadas do filme. Embora gordinhos possam ficar ofendidos com algumas…

5. Hollywood anda lembrando como fazer filmes bons e baratos. Cheio de figurantes deformados e alguns bons efeitos especiais (mas sem exagero), o filme rendeu quase 100 milhões nas bilheterias até agora. Pode não ser nada em comparação com Avatar, mas em compensação Zumbilândia custou apenas 23 milhões de dólares. Pô, o Michael Bay tem espirros que custam mais caro do que isso! E aqui temos um filme divertido, bem escrito e muito interessante que parece até ter custado mais. Uma lição a ser seguida pelos talentos da meca do cinema.

6. A conclusão, com os heróis sendo atacados por centenas de zumbis num parque de diversões parece mesmo uma visita ao melhor dos parques, de tão divertida.

7. Zumbilândia traz a melhor participação surpresa do cinema em ANOS! Claro, não vamos contar quem aparece pra não estragar a graça. Mas sua presença melhora ainda mais o que já estava bom. Ei! Mas nada de estragar a surpresa pros amigos depois que você tiver assistido, hein?

Em outras palavras: desmarque algum dos compromissos que tinha para este fim de semana e vá ver o filme. Provavelmente você não vai vê-lo uma vez só, pode acreditar.

ATUALIZAÇÃO:

Depois de colocar minha crítica no ar, fui dar uma olhada nas críticas de outros sites e notei que tem UM MONTE DELES contando de quem é a participação surpresa no filme! Ou seja: conseguiram estragar uma das melhores piadas de Zumbilândia! A crítica internacional QUASE TODA evitou comentar quem é o cara que aparece, mas os “profissionais” no Brasil fazem questão de abrir a boca! Até os críticos de revistas grandes e famosas incorreram nesse erro! Haja paciência!

Claro que hoje, no mundo da internet, todo mundo fica sabendo de todos os detalhes de um filme um tempão antes de ele sequer estrear! Mas é preciso fazer um esforço maior pra ajudar o público a se surpreender, não sair dando com a língua nos dentes sobre todos os detalhes numa crítica quando está patente que uma das brincadeiras do filme é, exatamente, esconder um fato ou outro. Parece o caso daquele amigo que quer te convencer de que um filme é bom através do expediente de contar TODAS AS CENAS LEGAIS! Pra que ir no cinema depois se você já sabe tudo que vai rolar, certo? Revoltante.

Cotação Antigravidade:

17 comentários sobre “Crítica: ZUMBILÂNDIA (Atualizada!)

  1. Olha ouvi boas criticas desse filme.Uma colega é roterista da Globo e disse que chegou algumas coisas desse filme lá para dar uma estudada e diz que quem vê o título ou até mesmo o trailer pode pensar pouco dele mas que é um filme muito bem feito.Quando assistir venho aqui falar mais, adoro filmes.

  2. hahaha

    Pior que tem, nem eu acredito as vezes.Venho sim, aliás, ótimo texto.É dificil ver criticas pautadas e claras, as pessoas tendêm a complicar tudo, como eu, compliquei até o elogio, veja só !

  3. Perfeito, Bruno, bem lembrado.

    Mas o TODO MUNDO já tem quase seis anos. Desde então, nada de bom havia sido feito no gênero ZumRir.

  4. Na verdade, procure pra assistir a minissérie inglesa DEAD SET. Nela o Apocalipse Zumbi cai sobre a Inglaterra e só quem sobra vivos são os caras que estão na casa do Big Brother. Ótima. E com roteiro.

  5. Geralmente quem reclama do BBB o assiste para falar o tal.E se reclama sem assistir não tem fundamentos.Acho útil usar o roteiro para ensino de “como ser útil em algo”.

  6. Zumbilândia é um excelente filme de zumbis. Ainda bem, já que o gênero sofre com produções extremamente lamentáveis.
    E realmente vários sites estragaram a surpresa da participação especial do filme, que bando de imbecis.

  7. Li a critica na VEJA SÃO PAULO, que diz que falta recheio a trama, e algo mais palpavel em termos de narração.
    até ai tudo bem, pois critcos da “grande” impresa são quase todos uns babacas e esse é com certeza um desses, pois o cara estraga a surpresa do filme…

  8. Não conseguiram estragar a minha surpresa, fiquei sabendo do filme e esperei alguns meses para assistir no cinema (¬¬ crueldade), mas não tinha lido nenhuma critica antes … E realmente fui surpriendido, tem um outro filme que mistura comédia com ”terror”, mas concerteza Zumbieland superou !
    Tomara que não demore mais 6 anos pra lançar um filme tão bom e ”simples” como este. Zumbieland is nice and cool ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s