Herdeiros de Jack Kirby processam Marvel, Disney, Fox e outros por direitos autorais

Jack_Kirby_wallpaper_fond_d_ecran

A justa recompensa para Kirby pode estar a caminho?

Maurício Muniz

Seguindo o exemplo do que fizeram os herdeiros de Jerry Siegel, que processaram a Warner para reaver os direitos sobre o Superman e parte dos lucros gerados pelo personagem, a família de Jack Kirby está fazendo o mesmo, lançando uma ação não apenas contra a Marvel Entertainment para reaver os direitos dos personagens criados pelo chamado “Rei dos Quadrinhos”, mas também contra todos os estúdios de cinema que realizaram filmes com personagens que ele co-criou. Entre os estúdios estão a Fox (X-Men, Quarteto Fantástico), Sony (Homem-Aranha – cujos conceitos iniciais vieram de Kirby apesar de o personagem ser historicamente atribuído apenas a Stan Lee e Steve Ditko), Paramount (Homem de Ferro) e Universal (Hulk). O processo também ataca a Disney, que está comprando a Marvel.

Sempre houve muita controvérsia sobre quem seria o verdadeiro criador dos grandes personagens da Marvel, uma vez que Stan Lee fazia questão de colocar-se como o homem por trás de todos eles. Muitos, porém, apontam que Kirby foi o verdadeiro criador, desenvolvendo visuais para os personagens, seus poderes e até escrevendo as histórias e indicando diálogos – o que pode ser notado em dezenas de páginas de desenhos originais, cheias de comentários e indicações de falas para os personagens. Já a contribuição de Lee era mexer no texto segundo as ordens do desenhista. Kirby sempre clamou para si ao menos uma parte da criação, mas acabou “varrido para debaixo do tapete” pela Marvel, que se recusava até a devolver as artes originais de Kirby. Outro problema entre Kirby e a editora ocorreu em 1986, quando a Marvel quis forçar o sexagenário desenhista a assinar um termo onde abria mão dos direitos de criação sobre os personagens da Marvel, mas Kirby recusou e a notícia do que a Marvel tentara fazer chegou aos jornais e à televisão, deixando a editora em situação delicada.

Esse caso é citado no processo da família de Kirby contra as várias empresas. Para “piorar” as coisas para Marvel e companhia, o advogado da família é o mesmo Marc Toberoff que é advogado dos Siegel – e que já conseguiu garantir parte da reversão de direitos sobre o Homem de Aço para aquela família – e também ganhou processos referentes a outras propriedades intelectuais, como Lassie, Agente 86, Os Gatões e James West. Se Toberoff e os Kirby ganharem o caso – ou parte dele – isso significaria que os direitos sobre Quarteto Fantástico, Hulk e etc podem reverter para a família de Jack num período de 7 a 10 anos.

Alguns analistas indicam que o surgimento desse processo pode atrapalhar a compra da Marvel pela Disney. Mesmo que um porta-voz da megacorporação tenha declarado que a Disney já tinha ciência da possibilidade do processo e levou isso em consideração no momento de fazer a proposta pela Marvel, muitos creem que dificilmente os acionistas da empresa ficaram felizes em desenbolsar quatro bilhões de dólares para comprar algo que podem perder daqui a uma década. Vale lembrar que a compra ainda não está finalizada.

Vamos aguardar novos desenvolvimentos. Aqui no Antigravidade, apesar de reconhecermos o valor de Stan Lee na criação do estilo e da linguagem da Marvel, estamos torcendo por Kirby, que nunca recebeu o devido valor por parte do grande público. Não é estranho que Kirby saiu da Marvel para criar alguns personagens de destaque na DC, inclusive Darkseid, um dos maiores vilões de todos os tempos nos quadrinhos enquanto Lee não criou mais nenhum personagem de nota após o fim de sua parceria com Kirby?

Deixe seus comentários abaixo!

E longa vida ao Rei dos Quadrinhos!

Print

19 comentários sobre “Herdeiros de Jack Kirby processam Marvel, Disney, Fox e outros por direitos autorais

  1. O Rei merece!!! E em falar no Kirby bem que alguém no Brasil poderia editar a biografia dele escrita pelo Mark Evanier, pois pelo q está no livro “Os Homens do amanhã” o Kirby é o cara!!! E também pelo documentário sobre o Steve Ditko, onde Stan lee assina seu atestado de aproveitador das idéias dos verdadeiros artistas q trabalharam com ele…

    The King Lives!!!

  2. A maior criação de Stan Lee é Stan Lee.

    Todas as outras criações dele sem o Kirby(como Ravage 2099) mostram o verdadeiro calibre do escritor.

  3. Realmente, que a familia de kirby vença, só será uma pena pois ele não estará vivo pra desfrutar do que merece, mas acredito que sua alma vai descansar em paz vendo que seus filhos e neto o farão.

  4. Que a justiça seja feita e que pelo menos, a família do Jack Kirby receba seus direitos. E que caia de uma vez a máscara desse que é um dos maiores safados da indústria do quadrinhos: Stan Lee.

  5. Um dos maiores problemas são o monopólio sobre os artistas e criadores dentro de editoras e produtoras. A Editora compra o direito autoral da imagem do artista porém além disso ficam com os trabalhos principais deles. O que eles fazem? simplesmente vendem para quem dar o maior lance. muito dinheiro é ganho por fora e o que nós artistas podemos fazer? nada, ora necessitamos de reconhecimento e nome, por isso não tem como impedir isso.

    Mas Kirby além de pioneiro como Buscema é um dos maiores artistas e com certeza tem que ter créditos sim, vamos torcer.

    Grande Kirby!

  6. Stan Lee sempre foi supervalorizado e soube se vender como tal.
    Mas como outros já disseram, Kirby saiu da Marvel e criou diversos histórias e personagens interessantes enquanto que Lee nunca fez nada de relevante.

    Tô aqui também, na super-torcida pelo reconhecimento do talento e da obra de Kirby.

  7. concordo que todos devem sempre prestar honras ao King Kirby pois ele merece isso e muito mais, mas dai a dizer que Stan Lee não fez nada tem que ser muito burro ou estupido, quem conhece a historia sabe que personagens como Quarteto e Homem-Aranha foi ele que bolou o contexto de suas historias como seriam suas personalidades e origens de poderes(nem vou lembra-los o fato que Kirby não prestou ou não conseguiu fazer o Homem-Aranha como Stan Lee queria e foi trocado por Steve Ditko)sem falar nos muitos vilões que Stan Lee criou para Homem-Aranha, X-mem, Surfista Prateado, etç etç etç alguns depois da saida de Kirby

  8. Stan Lee e o maior safado. robou pra se proprio todas as criaçôes que Jack kirby fez na marvel. sempre colocando se como principal criador dos herois da marvel, mais todo nos sabemos que o verdadeiro criador e o Jack kirby o rei dos quadrinhos. que a justiço seja feita, vida longa ao Rei?

  9. Kirby não era tudo isso vai, não exagera, gosto não se discute. Ok, de roteiro talvez ele fosse muito bom, mas em matéria de desenho de anatomia….tem melhores, WILL EISNER por exemplo, ou mais recente, Alex Ross.

  10. Neste mundo governado por Satanás há muitos aproveitadores! Se de facto é como informais que as coisas aconteceram, então, os filhos de Kirby merecem parte dos lucros pelos inventos do pai, é a herança deles.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s