Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

harrypotter6_22

A sexta aventura do bruxinho impressiona por todos os motivos corretos, almejando transformar o cinema comercial em algo mais

Maurício Muniz, de Montreux (Suiça)

É de se perguntar quem são as pessoas que lotam os cinemas para ver os filmes de Harry Potter, transformando-os em sucessos tão grandes de bilheteria. Na minha opinião são dois tipos de pessoas, obviamente: as que nunca leram os livros e preferem ver a versão filmada – já que tooodo mundo vive falando desse bruxinho – e os fãs da série escrita por J. K. Rowling, que querem ver as passagens do livro transformadas em imagens.

Se o seu caso é o segundo, pode ter a certeza de que seu dinheiro será mais do que bem gasto indo aos cinemas assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Mas voltaremos a isso em alguns momentos.

Se não fosse por algumas revelações e fatos importantes aos minutos finais da história, este sexto filme seria uma espécie de interlúdio ou preparação para o volume final da saga de Potter. Com Voldemort à solta e o perigo que ele representa pairando tanto sobre o mundo dos bruxos quanto dos normais, Harry e seus amigos começam mais um ano na escola Hogwarts, agora protegida por meios místicos contra tentativas de invasão do vilão e seus asseclas, os Comensais da Morte. Embora exista aqui a importante trama de Harry manter sob constante vigília o minivilão Draco Malfoy que, acredita nosso herói, está aprontando alguma pelos corredores da escola, isso tudo quase fica em segundo plano frente ao espaço dado às desventuras amorosas de Harry, Hermione, Ron e sua irmã Ginny. Porém, estes dramas da adolescência não são um problema ou um defeito, mas uma das melhores coisas do filme, explorando o desenvolvimento e o crescimento de personagens tão conhecidos e amados.

Harry Potter 6, vale avisar, é um filme bastante sombrio. A Warner merece elogios por ter permitdo não apenas que o tom grave do livro fosse mantido nesta produção supostamente para crianças mas, mais ainda, por deixar que o diretor David Yates deixasse todo o contexto ainda mais sinistro. Porque o filme é, facilmente, um dos mais impressionantes espetáculos visuais dos últimos tempos. Cada imagem é planejada de forma a saltar aos olhos, seja pela beleza das paisagens ao redor de Hogwarts, pelas ruas escuras e tortuosas por onde os heróis se metem ao perseguir furtivamente elementos suspeitos, seja pela sombras assustadoras que povoam vários momentos. Há um pouco de expressionismo alemão aqui, um tanto de filmes de terror da Universal ali e um algo de filmes da Hammer (se não sabe o que é, vá ver na Wikipedia) por todo canto, com uma fotografia que merece ser lembrada no Oscar. O britânico Yates já fizera um bom trabalho no filme anterior da série, A Ordem da Fênix, mas aqui ganhou a liberdade de transformar o filme num conto de fadas do melhor tipo: mágico e ao mesmo tempo assustador. A tristeza de Hermione frente à aparente indiferença de Ron tem quase o mesmo peso do ataque (memorável) de um exército de inferieris a Harry e Dumbledore. Bom saber que Yeates volta para dirigir a adaptação em duas partes de As Relíquias da Morte, o final da saga, mas seria bastante interessante vê-lo dirigindo em breve um filme de terror.

Em todo o resto, a aventura funciona a contento. O trio central, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, continua talentoso e verossímel como adolescentes que queriam ser normais (ou tão normais quanto bruxos podem ser) mas carregam o peso de precisar lutarPrint contra o mal. Se Watson esbarra no melodrama numa cena ou outra e Grint quase exagera no papel de palhaço da turma, Radcliffe é um bom leading man, sendo tanto o herói confiante quanto o jovem cheio de dúvidas. Infelizmente, o sempre genial Alan Rickman, como o professor Snape, tem pouco a fazer desta vez – talvez aproveitando um descanso antes dos dois filmes seguintes, onde deve ter uma grande participação. Destaque também para a trilha sonora de Nicholas Hooper, principamente com o tema dos créditos finais, que vai fazer você ter vontade de sair e procurar o CD pra comprar.

No geral, o maior problema do filme é o mesmo dos ultimos dois ou três da série para quem leu os livros: mesmo com duas horas e meia, tudo parece acontecer muito rápido, com passagens inteiras cortadas e muita coisa simplificada (embora entrem aqui ao menos duas cenas que não estavam no livro). E, apesar da presença forte dos vilões menores, a ausência de Voldemort e sua loucura maligna é um tanto sentida. Mas são poucos defeitos numa produção que tenta elevar o filme-pipoca a um novo patamar, dando profundidade e consisténcia a algo que deveria ser apenas o tipo de filme que esquecemos assim que saímos da sala de projeção.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe já é um dos melhores filmes desta temporada de “cinemão” e um exemplo a ser seguido pelos Michael Bay e semelhantes que se escondem atrás de cortes frenéticos e acham que estão fazendo grandes filmes de aventura e ação. Ter alma ainda é o que importa.

Nota: 9,0

39 comentários sobre “Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

  1. Vale informar (pra vc que não tá no Brasil) que o SBT fez uma maratona de filmes da série (uma semana, todas as noites) e foi simplesmente a maior audiencia do canal; ganhando do silvão, do chaves e de qualquer coisa que foi posta no ar. Que tal?

  2. Já assisti ao filme… Adorei… peninha que o Snape apareceu pouco… Não gostei da atuação de Dumbledore… Pelo livro, eu não gostaria que ele morresse… mas, pelo filme, eu adorei que ele morreu…

    Visite meu site: camposallan.wordpress.com

  3. Como fã da saga do bruxinho eu não concordo que Yates seja tão bom diretor, porque o quinto filme simplesmente me deu sono, mas eu ainda não tive a oportunidade de ver Hp e o Enigma do príncipe, e vou ver quarta feira. Espero que este esteja melhor do que o quarto e o quinto, que, na minha opinião, foram os piores filmes da série…

  4. Gente, parem de falar “bruxinho” –‘
    O Harry jah tm 16 anos !!

    E não eh inferieris, eh Inferis –‘

    Assisti jah 3 vezes e achei perfeito;
    o melhor de todos !!

  5. com um filme deçe como um simples vampiro concorre???kkkk fala sério melhor filme d tds assisti na pré-estréia meia noite na minha cidade…

  6. EU ACHEI TAMBEM Q FOI CORTADA MUITAS CENAS IMPORTANTES.MAS PRINCIPALMENTE EU ACHO Q A CENA DO FUNERAL DE DUMBLEDOR NÃO PODERIA FALTAR, NO LIVRO É EMOCIONANTE AGENTE CHORA SÓ DE LER, E ISSO TINHA Q TER SIDO USADO NO FILME, NÃO SEI PORQUE ELES DEIXARAM DE FORA…
    TALVEZ NO PROXIMO ELES COMECEM COM O FUNERAL, NÃO SEI….
    MAS DEIXOU A DESEJAR EM TERMOS DE EMOÇAO.
    EU AMO HARRY, LÍ OS LIVROS E NÃO PERCO OS FILMES POR NADA, MAS ESSA CRITICA É SÓ NESSE SENTIDO, PORQUE EM AÇÃO, FOTOGRAFIA MERECE UM OSCAR, TÁ PERFEITO!

  7. achei muito chato! tem muitos etalhes importantes que não aparecem, principalmente as memórias que o harry deveria ver na penseira sobre o passao o voldemort. Outra coisa estranha foi que o dumbledore nem explicou por que achava que tinha uma horcrux naquela carverna.

    achei que a história eixou muito a desejar.

  8. Bom,na minha opiniao,visto que li os livros,eu esperava mais neste filme,pois o livro é muito bom,a expectativa se torna maior,é obvio que nao se pode mostrar tudo que ocorre no livro,mas algumas coisas seriam interessantes.E outra,a morte do Dumbleodore foi muito ”peculiar” esperava mais..

  9. q sacanagem nao gostei nada do filme ta certo q nao se pode coloca tdo q tem num livro mais o poko q colocaro ainda mudaro tdo
    ainda arrumam espaço pra coloca cenas q nao aparecen no livro…

    a batalha na escola por exemplo ,…q batalha foi akela harry nem fiko petrificado e so ele q luta…a marca negra ja estava na escola antes deles voltarem da caverna ……o funeral do Dumbledor…?…
    sem falar nas memorias importantes q faltaram nem mencionaram qual seria as outras horcruxes e nem pq?

    nao gostei falto mto coisa e alem disso mudaro mta coisa

  10. Parece que quem fez essa crítica tava sobre efeito sobre algum alucinógeno ou não faz idéia do universo Harry Potter. Em termos técnicos como efeitos especiais e fotografia a direção merece ser louvada mas quanto ao resto merece ovo podre, pq a maioria das pessoas q só assitiram o longa não entenderam quase nada e as que leram o livro antes ficaram revoltadas com a babaquice que fizeram com a história que só perde pra HP e as Relíquias da Morte. O diretor pirado cortou várias cenas importantes como as memórias que não foram totalmente exibidas e que são vitais para o entendimento do sétimo filme (se não for tão modificado quanto este, fataram ainda cenas como a descoberta do feitíço abafiato e as aulas de aparatação que serão muito vistos na sequência. Nem vou comentar aquele beijo do Harry e da Gina que não tem nada a ver com o criado pela autora (foi um absurdo colocar a Gina dentro da parte da sala Secreta que guarda objetos escondidos, o q vai ser muito importante no sétimo filme na cena da caçada da penúltima horcrux que é o Diadema de Rawenclaw (não sei se é assim que se escreve).
    Ah, para a pessoa que falou sobre Lua Nova não poder nem concorrer com o Enigma do Príncipe só posso dizer que está totalmente errada, pq pelo material de bastidores e trailer que foram divulgados dá pra ver q a sequência de Crepúsculo vai ser bem mais fiel a história do q a Sexta parte de HP, Lua Nova realmente não tem o número de fãs q HP pq muitos garotos não acompanham a hitória, mas na vida a quantidade sempre foi superada pela qualidade e os fãs de Lua Nova são bem mais fiéis e dedicados que os de HP.

    PS.: a pessoa q fez a crítica precisa realmente fazer um acompanhamento médico, ou ler os lribros da saga HP!

  11. Esse é o melhor dos filmes da série até agora. Apesar, de como foi dito, faltarem muitas partes, foi uma ótima adaptação!
    É, mas a morte do Dumbledore… além de ser completamente sem emoção, o Harry pareceu um bobo!
    Mas, fazer o q, perfeito não ia ficar!
    Só não sei se quem não leu o livro entendeu alguma coisa…

  12. Eu sou fã doente de harry potter mas este filme foi de lascar. Pessima atuacao de Daniel Radcliffe, nao foi nenhum pouco convincente ao se deparar com a morte de Dumbledore (acho q neste quesito ele atuou muuuito melhor em O CALICE DE FOGO pq gostei da emocao q ele passou com a morte de Cedric Diggory) , que foi uma coisa q passou bem batido no filme, sem dar muita enfase, sem contar que o filme ficou muito chato pelo exesso de dialogos e por vista muito chatos e desnecessarios. o filme focou demaaais em namoricos que chegou a fugir do principal. Mas falando mais detalhadamente e em geral sobre os filmes, acho q estao esquecendo os outros personagens e enfocando demais em cima de harry potter, a hermione granger por exemplo, p mim a melhor atuacao dela foi no Primeiro e Segundo filme pq foi realmente fiel as caracteristicas faladas no livro de ser uma garota inteligente, q sempre sabe ajudar os amigos em hrs criticas sabendo qual feitico usar e coisa e tal, e pôôô, a representacao dela vem piorando, nao fazem nenhuma cena boa com ela, neste livro (enigma do principe) por exemplo ela teve algumas participacoes interessantes na batalha qndo os comensais da morte invadem o castelo, o mesmo acontece com a minerva macgonagall, acho q os diretores deviam dar mais enfase a estes personagens sendo mais fieis ao q se dis acao e aventura q é a qualidade principal da saga e nao encher o filme de dialogos chatos de namoros e bjs!!!! Acho q quem vem atuando bem desde entao ali sao os atores q representam Snape, Dumbledore, Bellatrix, Minerva, adorei a participacao da atriz q fez Dolores Umbridge, Malfoy e Granger( tem mais alguns)!!! Mas enfim, este filme foi muito mau aproveitado, realmente perdeu-se a chance de adaptar bem uma historia q é cheia de revelacoes e acoes e p piorar tendo má atuaçao de alguns atores, so espero q eles saibam pelo menos fechar essa historia com chave de ouro, nao desperdicando oportunidade de mostrar mais acao e partes realmentes interessantes do livro, pq se deixarem mais uma vez o filme a desejar como este e ainda sendo o final da saga vai ter muita gente q vai “cortar os pulsos” de odio por acompanhar por tanto tempo e no fim ter um final mau dirigido a mau representado como foi este ultimo!!! Realmente to muito desepcionado!!!!

  13. Também li o livro e estava esperando o funeral de dumbledore, quando estava no cinema e vi o filme acabar eu queria ir lá em Londres matar a descraça do produtor do filme e antes de mata-lo fazer ele ler 100 vezes o livro.
    Os filmes que na minha opinião foram mais bem feitos e interpretados pelos personagens foram:A camara secreta, e O cálice de fogo.Os livros todos forão bons.

  14. Esse definitivamente foi o pior livro da saga Harry Potter, todas as informações sobre o Lord das trevas, as cenas de ação do livro, a atuação de alguns atores, as ligações de cenas que David fez no filme foram horríveis. Cadê o verdadeiro romance entre Harry e Gina? Enfim foi a pior adaptação ao livro, pior até que o Prizioneiro de Azkaban, que já tinha sido uma adaptação ruim ao livro, mais a qualidade do filme ainda era boa, esse eu só consigo tirar de bom as cenas de Ronny Weslay que foram boas, o resto estava horrível. E outra o enterro de Dumbledore, mostra e diz muita coisa para o próximo filme e não foi mostrada. Enfim, fui para a pre-estreia em minha cidade e sai do cinema muito decepcionanda com este filme.

  15. Faltou muita coisa, poxa! ridiculo isso de focar mais nos namoricos do q em ação, na boa 90% das pessoas que assistiram não gostaram, teve gente q ja achou o quinto ruim, esse então foi pior ainda… o quinto só se salvou pelo final … Neste nem isso… um final CHATO p kct,, tinha que mostrar oq os comensais faziam no dentro do castelo!!! ah!! deixou MUITO a desejar… espero q o 7, q vai ser dividido em 2 partes, ISSO EU JA ODIEI.. seja melhor😉

  16. Meu… o filme… não eh o que eu esperava!!!!

    deixam as coisas de lado, a mão de alvo queimada??? a ponte.. não fala o que os trouxas acharam de tudo isso!!! nevil e os outros?? rony e mione quase naum fazem magia… tipo o 5 é perfeito, toda ação, a equipe .. ai chega no 6 essas coisas foram tirardas… naum sei quando eu achei que o filme ia começar ela acabo… sai do cinema mudo!! sem palavras…. do 1 ao 5 ja assisti milhoes de vezes nunca me canco mais este não é tao atrativo.. uma pena!!

  17. noooooosa tou pasma…
    muito decepcionada…cortaram muita coisa do livro partes estremamente importantes como as memorias na penseira… onde começar as procurar as horcrux q tem sempre uma ligação pessoal, e outra deram muito valor a akele namorico d rony e o harry com gina q era + important nd…e o livro d princip mestiço??? a morte d dumbledore?? o funeral???nam espero q o q vem por ai o 7 q vai ser dividido em 2partes seja melhor + detalhado esse já deveria ter sido pq um livro grand desses ñ ia dar certu mesmo com 2:20 de filme…!!

  18. Bom eu fui ao cinema e assistir o filme. Eu nao aprovei pois colocaram cenas q nem existem
    e deixaram de colocar cenas importantes como o encontro dos ministros do dois mundos(trouxas e bruxos) o filme se resume em beijos e romance e as duvidas do Harry que é o que da toda enfaze ao filme?! eles deveriam pelo menos ter respeito pela obra (livro) e nao sairem inventando cenas que nem existem para quem e fã e viu o filme assim como eu ficaram decepicionados por ser Herry Potter poderia sim ter sido melhor agora vou espera pelo 7º que sera dividido em duas partes quem sabe esse não seja e melhor e não desaponte tanto os fãs bom esta postado aqui a opinião de uma Pottermaniaca que está desiludida com o sexto filme da saga bjo e fiquem bem!!! =/

  19. esse filme é uma porcaria não segue em nda a historia harry potter mostra de novo um erro muito grande como no quinto o sirius morrendo pela maldição e não pelo arco nesse filme harry deixa dumbledore morrer que coisa ridicula na verdade dumbledore usou petrificus totalus no harry e como ele estava com a capa nenhum comensal o viu a luta da ordem contra os comensais no final apos a morte de dumbledore simplesmente não existe no filme que só um auror na escola e harry sai sozinho para ir atras dos comensais coisa que não acontece e o pior no filme sai só 5 comensais do guarda roupa ja no livro são varios.
    mais a casa dos weasley nunca foi queimada no livro então pra q perder tempo mostrando uma coisa que não interessa a ninguem sen do que poderia ter tido uma luta final coisa que não teve na minha cessão de cinema ninguem gostou todo mundo virava e falava não vai acabar não ainda falta muito por isso dou nota 3 pra esse filme

  20. O filme foi podre!!!!! Eu li o livro e puts… faltou tudo… O gui nunca foi citado em nenhum filme e no sexto livro fala muito sobre ele… As lembranças foram poucas… o Harry nem se emocionou
    na Morte de Dumboldor… O filme é o enignma do principe e no filme quase não fala sobre o principe… que Harry passa o livro tentandando decobrir quem é. Nem exlicou o que era Horcruxes… nossa foi podre… o Harry e a Gina vivem um romance e não só um beijo…. O começo foi todo mudado e… nem mostrou Harry seguindo malfoy direito… mudaram tudo e não mostraram nada… As detençoes do Harry não aconteceram e…. e quando ele iria tirar o Alvo de lá ele precisava de ajuda… nem era fácil sair de lá… Harry nem foi petrificado e parecia que lel queria deixar o Alvo morrer… até parece que em outros tempos ele iria ficar parado por conta própria… e … nem aparecia aquele milharal quimando na casa do Rony.. foi decepicionate

    Sinceramnete eu esperava mais…

  21. Infelizmente tenho que concordar com quem ficou muito decepcionado. Personagens e fatos importantes foram deixados de fora, sem contar o funeral do Diretor Alvo que não aconteceu.
    Recomendo a quem gosta da série a leitura dos 3 últimos livros. Garanto que vc não vai se arrepender!!

  22. Caros internautas.

    Eu sou daquele público que não leu nehum os livros (até porque não sou muito fã deste tipo de literatura), mas assitiu a todos os filmes por achar a “estória legal”. No entanto, para mim, leigo literário de RP, este último filme foi meio “sem pé-nem cabeça”, realmente algo muito ruim de se ver.

    Vejamos, alguns personagens muito presentes até o momento simplesmente sumiram neste filme, o “professor lobisomem” não tem expressão nenhuma, o pai do malfoy é como se não tivesse existido e o próprio “Lord das trevas” tirou suas férias. O Snape, o “vira-casaca” aparece, repentinamente, entregue ao Dark side, sem maiores detlahes. O livro de magia que o Harry pega parece existir apenas para dar nome ao filme, aliás, qual a importância o SNAPE tê-lo escrito?

    E o Ratinho? Bem, pelo menos ele apareceu em uma cena abrinda a porta do Snape, e só.

    Os namoros nem mereceriam atenção d enossa parte, Lembrei muito de “Anos incriveis” (aliá excelente série). A menina prodígio simplesmente apaixonou-se, e só, é isso que o filme diz.

    Quanto ao Dumbledore, bem, nos últimos filmes nos passava que ele sabia de algo a respeito de Harry, uma ligação misteriosa entre Harry e o Voldemort existia e que, neste filme, esqueceram de considerar, talvez o Lorde das Trevas esteja de férias mesmo e esqueceu de importunar o HP. E, surpresa, ele morre. Só não entendi porque HP não fez nada….ficou numa indecisão interminável embaixo da escada e só, acho que ele deve ter traumas com “embaixo da escada”.

    Outro ponto intrigante ´o “professor sofá” do filme. Par mim (e pensem em alguém que não leu os livros) ele entrou no contexto apenas porque tinham que arrumar um motivo para a questão os “orkuts”, que dizer, horcrux. O professor maluco entrou no filme sem ter nem pra quê e, tão logo sua memória foi engarrafada, ele simplesmente sumiu, desapareceu, escafedeu-se.

    Há, não podia deixar de citar, os Comensais começam a invadir o mundo dos trouxas (eu devo ser um deles), e nada ocorre, nenhuma notícia, a spessoas parecem não perceber três nuvens negras voando à deriva e destruindo a coisas, a menina da lanchonete simplesmente parece viver em outro mundo e, curioso, ela estranha a notícia e pergunta quem é Harry Potter, mas não estranha nunca ter visto aquele jornal na cidade.

    Muitos elogiaram a questão o ar sombrio do filme, meio gótico. Realmente é legal, mas, sem o envolvimento, uma transição e explicação do porquê que o sol brilhante os primeiros filmes se foi, os motivos dos alunos não ais andarem no corredor (a não ser para a pegação), enfim, A escola passou de um ar majestoso, belo, para algo sombrio, realmente fúnebre, tão derepente que por vezes pensei que os bruxos estavam em Gotham (não via a hora do Batman aparecer, acho que ele daria conta do Voldemort).

    Enfim, creio que, lendo o livro, estes buracos sejam preenchidos, mas como sei que não farei isto mesmo, A saga HP do cinema fica, para mim, como uma já muito longa série de filmes que omeçou muito bem e que virou uma “encheção de linguiça” ao estilo Lost!

    Bom saber que está acabando, pois terei que ver até o final mesmo (sabem quanto já gastei em cinema por causa destes filmes?). Só espero que o final não seja minguado e não agrida minha inteligência, espero que eu não sinta que acabou o dinheiro ou a paciência e terminaram a série de qualquer forma. Espero novamente não ver um final que poderia ser excepcional ser óbvio e irrelevante como foi o fim de Star Wars III.

  23. Bom, assisti o filme na quarta e eu lí o livro, e aqui vai a minha opinião.

    Pra quem gosta de ler o livro, o melhor remédio e ler assim q o livro é lançado, se deixar pra ler o livro e logo depois assistir o filme, realmente acaba dando raiva (aconteceu cmg com o prisioneiro de askaban, que foi, na minha opinião, o pior da série).

    Num podemos negar, esse ar de suspense no filme ficou muuuuuito bom, no livro tbm eh assim, agora, vamos aos cortes.

    Eu entendo que os kras tem apenas um curto tempo pra poder exibir toda a história do livro, por isso eu nem fico muito bravo se eles cortam certas coisas importantes, procuro ver o filme e me esquecer do livro nakele momento, senaum realmente nao dah!

    Agora, certas coisas foram cortadas, outras que nao existiam foram adicionadas, e outras ficaram mal explicadas. Uma delas eh o Lobo Greyback (ou seja lah como se escreva), pro pessoal que viu o filme sem ler o livro deve ter ficado boiando vendo akele kra meio bixo aparecendo as vezes (ele aparece junto com a belatriz qndo queimam a casa dos weasley), vem ele eh o Lobo Greyback, um lobisomem se naum em engano (me corrijam se eu estiver errado), agora, já estão apresentados.

    Quanto ao Rabicho, como mencionaram acima, ele realmente só aparece na parte do voto perpétuo mesmo, no livro, pelo que eu me lembro, ele tbm soh aparece ali.

    O voldemort nao tiro férias nao!! Mas ele nao aparece no livro msm, qndo eu li o sexto livro senti falta da presença dele, mas nisso o pessoal da produção nao cortou nada, ele fica dando umas extrapoladas por ae, mas nao chega a realmente aparecer.

    Agora, mais um filme eu me decepciono com uma coisa em especial: O dobby nao aparecer DE NOVO, ele nao aparecer no quarto nem no quinto e nem no sexto. No sétimo, pra qm jah leu o livro, sab que ele vai ter q aparecer de todo o jeito, e dai lee vai aparecer, ngn mais se lembra dele, dai vai acontecer um negocio com ele (num conto pra nao estraga a surpresa) e todo mundo pensa: e daí? Ele só apareceu agora msm.

    Falto o legado do Sirius, O Dumbledore encontra o harry por primeiro na casa dos dursley e lah ele diz q o sirius deixou a casa e tudo pro harry, e a prova disso foi o fato do harry poder dominar o elfo do sirius, monstro. Não que este seja um fato muito importante nesse filme, mas no próximo, ele vai vir a calhar.

    Queimar a casa dos weasley, nossa a cena foi o máximo, muito boa, o unico problema eh q a casa nao é queimada no livro, e o pior, ele aparece toda bonitinha e arrumadinha no sétimo, entaum num sei o q eles vaum fazer, vaum ter q ressucitar a casa do nada.

    Poucos Comensais e ficou tudo meio sem sentido. Primeiro: O Draco quase ficou maluco soh pra traze meia dúzia de Comensais pra Hogwarts soh pra eles verem o Dumbledore morrer e soh pra explodirem os vidros do salao principal e tacarem fogo na casa do Hagrid, o pessoal que nao leu o livro deve ter ficado com um ponto de interrogação na cabeça, quando na vdd o pessoal tem toda uma guerra lah dentro de Hogwarts. Mas, Helena Bonham Carter fez novamente uma ótima atuação como Belatriz Lestrange e a cena do Salão Principal, mesmo nao tendo no livro, foi ótima.

    O livro do principe, qual a razão do bendito livro do principe, bem na vdd, nem eu me lembro direito o que esse livro tem de tao especial, mas o que eu sei eh q o Harry vira realmente o senhor das poções, ele aprende um monte de feitiço no livro alem do Sectusempra e ele fica tentando descobrir quem é o tal principe, mas fica mesmo como uma curiosidade, nao é algo taaaaaaaaaaaaaaao importante.

    Morte do Dumbledore: diferente daquela do livro, e realmente num vi sentido em eles nao manterem a morte do livro, era soh por o harry com a capa e o dumbledore soltar um pretificus totalis no harry, fim! Mesmo assim a morte foi boa, ficou sem sentido (tipo, os comensais iam subindo a escada e ninguem via o harry ali embaixo, soh o snape viu). Quanto ao velório, tenho esperanças que eles passem no inicio do próximo filme, afinal o sexto filme acabou com a folkes indo embora, e no livro, esse eh o penultimo capitulo, entaum, se começaram o sexto filme com o harry no ministério, que é na vdd no quinto filme, porque nao começar o sétimo parte um do fim do sexto filme?

    No mais, a produção tomou sim os devidos cuidados em certas cenas que se~rao muito importantes nos ultimos filmes, e pra mim, o filme leva nota 8,5.

    Pra finalizar, considerando a pessoa q o Dumbledore é, ele NAO PODE APARATAR EM HOGWARTS, mas, pra nao gastar tempo mostrando ele e o harry voando de vassoura, vamos fazer este pequeno esforço e acreditar q o dumbledore possa aparatar em hogwarts.

    Agora, que venha os dois ultimos filmes, que devem ser os mlehores jah que serão dois filmes para um livro, vai ficar bem menos cena importante cortada!

    Falow…

  24. Olá. Gostaria de parabenizar-te pela ótima crítica. Eu, sou, como você disse ” a segunda opção”, sou fan dos livros e também dos filmes.
    Acredito que esse seja sim o melhor filme. Eu gosto muito dos dois primeiros, mas eles são feitos para um público restrito, ou seja, crianças, ou pessoas que eram crianças uqando foram ver. Porém, esse, embora corte sim algumas partes do livro, deixaram o excencial.
    Todo mundo que conhece um pouco de cinema, sabe que a linguagem cinematógrafica é muito diferente da literária, por tanto, reclamar dos cortes desse filme, é ignorar que essas linguagens sejam destintas. Estou dizendo isso, pois discordo de muitas das respostas anteriores para a sua critica.
    Yetes é com certeza, o melhor diretor que já passou por Harry Potter, o que nos diz mais uma vez – começando com Peter Jackson, que antes de ” O senhor dos anéisnunca tinha dirigido um filme de grande orçamento – que curriculo não é tudo. 🙂

  25. nao gostei
    nao mostra partes fundamentais para a conclusao da busca às Horcruxes
    ->Como:
    nao menciona a obsecaçao de Voldemort sobre os objetos de grande valor(com os quais ele faria sua Horcruxes)
    nao menciona os Gaunt(ou seja, o medalhao de slitherin saiu do lixo XD)

    ->Também:
    nao mostra a guerra no final quando os comensais invadem Hogwarts

    Bom, esse filme decepcionaria qualquer leitor assíduo da série Harry Potter

  26. Mano de boa…acabei de ver o filme e achei uma sacanagem terem modificado tanto o filme…c eh pra fazer um filme sobre uma das series mais famosas mundialmente q faça direito…
    Nao existe aquela 1° parte do filme onde o harry ta andando de trem e fika chavecando a garçonete…
    Porra, cortaram muitras partes: não mostraram o ministerio, a ex casa do sirius q agora pertence ao harry, nem mostrou a tonks direito, nao mostrou a conversa do dumbledore com o harry explicando que ele tinha errado de nao ter contado tudo pro harry a respeito das horcruxes nem o que realmente tinha acontecido com o voldemort antes de chegar ao poder, nao mostra a batalha no finalzinho entre os aurores, alguns alunos(rony, hermione gina, neville-que tomam o resto da felix felicis q o harry deixa) e entre o hagrid q luta com alguns comensais antes de incendiarem a casa dele e no finalzinho qndo o dumbledore morre o harry nao c esconde em baixo da torre de astronomia..ele fika sob a capa da invisibilidade e o dumbledore lança um feitiço nele que nao deixa ele c mover.
    E o harry nem pega a gina direito ¬¬ !!

  27. e otra… nao mostra o Grayback mordendo o Gui..pow!! como cortaram isso?? como vao explicar q o gui viro meio lobisomem??
    E c eu nao me engano…qm salva o harry do trem qndo o malfoy da um chute na cara dele eh a Tonks(otra q nem mostraram direito..jah mostraram ela de casal com o Lupiin-coisa q soh acontece no 7° livro) e nao a Luna…
    E as escadas de Hogwarts nao c movem mais oO e os restratos dos quadros…muitos nao c mexem tbm…

  28. Po foi complicado… As lembranças!!!! ahhhh q desespero q tenham sido tratadas com tanto descaso… É o fundamento da luta final… Harry no cinema vai ter q receber inspiração divina pra saber qtas e quais saum as horcruxes… O funeral de Dumbledore foi um dos momentos mais marcantes de toda a história e naum foi retratado ahhhhh!!!!! A Gina literalmente se jogou pra cima de Harry e no livro esse envolvimento foi super natural… A Hermione tava boazinha e desatenta demais… E o Snape, onde enfiaram a marra do Snape ,desejou feliz natal pro Harry em nome do diretor ¬¬!!! ouch!!!O Gui e a Fleur simplesmente ignorados… Sei q naum dah tmp pra retratar td nas telas, mas os principais fatos da história foram trocados por bjinhos…

Os comentários estão desativados.