Curiosidade HQ: O Homem-Aranha foi culpado pela morte de Gwen Stacy?

asm121

O aracnídeo tem culpa no cartório?

Eduardo Blando

Esta talvez seja um das mais controversas histórias do mundo das HQs.

Muitos dizem que ela já estava morta quando o Duende a atirou da ponte. Até porque o Duende diz: “Seu idiota romântico! Ela já estava morta antes mesmo da sua teia alcançá-la! Uma queda desta altura iria matar qualquer um mesmo antes de chegar ao chão!”

Teria ele já quebrado o pescoço dela antes mesmo de atirá-la? Ou seria o Duende sádico o suficiente para jogá-la viva ainda?

A resposta pode ser obtida com os criadores da história: Stan Lee, Gerry Conway, John Romita Sr e o editor Roy Thomas.

A morte de Gwen Stacy foi apresentada em Amazing Spider-Man nº121 (EUA). E a história toda acontece conforme todos já conhecem.

Após a comoção causada nos fãs com a morte da personagem, um fato bizarro ocorreu em Amazing Spider-Man nº125: a coluna de cartas dos leitores foi cancelada e colocada no seu lugar uma explicação (e uma defesa aos criadores) sobre a morte de Gwen Stacy. Quase como um relatório médico, a coluna diz o seguinte, adaptando para o português:

(…) nos entristece bastante dizer que, de fato, o que acabou matando Gwen foi o traumatismo causado aospider-man_death-of-gwen-stacy pescoço devido à teia do Aranha tê-la parada tão subitamente. Em tão pouco tempo, era impossível para Peter salvá-la. Ele não teria tempo de se atirar com a teia até ela. Se ele não tivesse feito nada, ela iria morrer também devido ao impacto da queda. A ação que ele tomou resultou na morte de Gwen. Não havia saída”.

Outro fato está ligado a colocação da onomatopéia “SNAP” junto ao pescoço de Gwen. Quando a história foi republicada, muitas vezes o SNAP acabou suprimido. Stan Lee chegou a declarar de modo desconfortável que ele não concordava com o SNAP. Este é outro fato que chocou os leitores quando leram a HQ, já que claramente isso apontava para a quebra do pescoço de Gwen no momento que a teia a alcança.

Em outra fonte, Gerry Conway toma para si a colocação da onomatopéia. Ele ainda declara que colocar o SNAP foi uma das atitudes inconscientes mais acertadas que ele tomou em sua carreira. Por mais que sua mente tentasse, seria muito difícil alcançar um momento tão inspirado e ao mesmo tempo tão significativo em uma história.

asmsnapA história já foi recontada algumas vezes, diminuindo a culpa do Aranha. Vários What if…? foram criados como base nesse icônico momento dos quadrinhos.

Mas, infelizmente, SIM, foi o Homem-Aranha que, inadvertidamente, tirou a vida de Gwen Stacy. Mas você não precisa concordar com isso. Há várias teses na Internet que dizem o contrário. É só procurar.

Interessante como, atualmente, mortes em HQs são tratadas de modo corriqueiro e sem nenhum significado, principalmente envolvendo personagens secundários. Evidentemente, podemos citar algumas exceções como a série Crise de Identidade da DC Comics, mas isso já é outra história.

Fonte: Comic Book Resources

2 comentários sobre “Curiosidade HQ: O Homem-Aranha foi culpado pela morte de Gwen Stacy?

  1. Eu sempre achei a morte dela muito esquisita. Mas o pior pra mim é a grande quantidade de gente que se se refere a Gwen como uma paixonite de adolescência que surgiu numa edição namorando o Peter e morreu no número seguinte. 😛

    Na verdade ela foi e e é o grande amor da vida do Homem-Aranha, tanto que ele jamais a esqueceu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s