Freakangels: da Internet para o Papel

freak

HQ online de Warren Ellis ganha edição impressa

Alcebiades Diniz

Uma das mais interessantes propostas de quadrinhos em Internet foi lançada, meses atrás, pela pequena editora norte-americana Avatar, e chama-se Freakangels, história escrita por Warren Ellis com desenhos de Paul Duffield. São histórias de 6 páginas que saem todas as sextas-feiras no site do projeto, e que podem ser lidas de graça: nada é apagado ou posteriormente sujeito a pagamento. Além disso, Ellis e sua editora montaram um amplo fórum, proporcionando ao autor contato direto com seus leitores; uma radicalização da proposta que Ellis já lançara antes com Fell. Agora, o primeiro álbum da série, coletando tudo o que foi publicado no site da HQ, deve ser lançado nos próximos dias em três edições: em capa dura, em capa mole e capa dura autografa pelo escritor e pelo desenhista.

A trama trata de uma Londres pós-apocalíptica, na qual um grupo de adolescentes com poderes paranormais tenta retomar o fio de algo próximo de “civilização” em meio ao caos provocado, provavelmente, por eles mesmos. O texto de Ellis está muito bom, explorando o formato curioso que ele mesmo lançou. A arte estilizada de Duffield pode não agradar a todos, mas possui um traço bem diferenciado dentro do mercado das HQs “de herói”: seus personagens são magros e longilíneos, com olhos grandes que remetem a mangás. As cores desbotadas ajudam a criar o adequado clima “estamos um dia depois do fim do mundo”.

Seria interessante se alguma editora brasileira se interessasse em lançar esse material para o leitor brasileiro apreciar a bela arte de Duffield fora das telas dos computadores.

Um comentário sobre “Freakangels: da Internet para o Papel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s