Blade Runner: continuação vem aí ou não?

Verdades e mentiras sobre a seqüência de um clássico da Ficção Científica

Giorgio Xenofonte e Eduardo Blando

Clássico do cinema sci-fi, que extrapolou o público do gênero para se tornar um dos filmes mais cultuados de todos os tempos, Blade Runner foi baseado em um conto do escritor Philip K. Dick, Do Androids Dream of Electric Sheep?, de 1968,  e estreou nos EUA em 1982, poucos meses depois da morte do autor. K. Dick, na verdade, não teve chance de ver o início de uma série de adaptações de sucesso de suas obras para as telonas, incluindo O Vingador do Futuro,  Minority Report e O Vidente, além da inspiração que forneceu à filmes como O Show de Truman.

Mas existem filmes que não devem ser refilmados, nem continuados, pois conseguiram uma adaptação perfeita. Em um artigo publicado na internet, Rubem Fonseca elenca Blade Runner entre os filmes que são melhores que os livros nos quais se baseiam, justamente porque os autores do roteiro e o diretor conseguiram um equilíbrio perfeito entre o que a obra original contava e o que ela deveria contar numa adaptação para outra mídia.

Agora, numa notícia divulgada no site Slashfilm, Travis Wright and John Glenn, os caras que escreveram o atual sucesso Controle Absoluto, com Shia Labeouf, estão trabalhando em suas horas vagas por conta própria, em uma continuação de Blade Runner.

A concepção geral é de que a dupla tentaria vender a idéia, já que não parece existir ninguém dando qualquer apoio, nem algum estúdio/produtor espertalhão, muito menos os detentores dos direitos do material original. E mais: que os caras seriam aqueles nerds obsessivos que não conseguem se desvencilhar de algo que gostam, sendo esta continuação praticamente uma fan-fic ambiciosa, ou ainda seriam aqueles típicos roteirista oportunistas de Hollywood, incapazes de ter uma idéia original e que ficam catando chances de lucrar em cima dos outros.

Não há qualquer espaço para uma continuação de Blade Runner, o filme é completamente auto-contido, esplendidamente realizado, e a pessoa que teve direito a mexer nele foi o realizador Ridley Scott em suas versões do diretor.

A história toda tomou vulto há alguns dias atrás, quando Travis teria dito em um evento da revista Creative Screenwriting que estava escrevendo o roteiro da continuação e que já tinha entrado em contato com os
produtores do filme original. O co-produtor executivo Bud Yorkin também havia sido citado por Travis como um dos contatos dispostos a tocar o filme. Inclusive já estavam em busca de pessoal e locais para
apresentar uma cara de grande projeto para o estúdio detentor do direitos.

Porém…

Rapidamente, Glenn entrou em contato com o site, pedindo para “esclarecer algumas coisas”. Segundo Glenn, ele e Travis já não escrevem mais em parceria há alguns anos. Disse também que não faz idéia de porque Travis está falando sobre isso agora, uma vez que a idéia, apesar de verdadeira e contar com Yorkin, nunca saiu do papel. Apesar de ter trabalhado numa possível continuação, Glenn sempre se sentia desconte com a idéia, devido ao fato de o filme ser considerado por ele como praticamente perfeito. No fim, Glenn ainda pede desculpas pela confusão causada por Travis.

Bom, parece que é tudo bobagem… Vamos lá pessoal, podem respirar aliviados. Pelo menos, por enquanto.

Que São K. Dick nos proteja.

Anúncios

3 comentários sobre “Blade Runner: continuação vem aí ou não?

  1. O Eduardo e o Giorgio estão entre os nossos novos e dedicados colaboradores, Ricardo (que, aliás, também é).

    Um bando de gente legal, escrevendo sobre coisas que gosta e entende. Só dá nóis! 🙂

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s