Morre o ator Paul Newman

O cinema perde um de seus maiores astros

Adilson de Carvalho Santos

Faleceu ontem – sexta feira 26 de Setembro – aos 83 anos, vítima de câncer pulmonar, o ator Paul Newman, eternizado nos cinemas como o galã de olhos azuis que deu vida a papéis marcantes como Butch Cassidy no filme homônimo; o detetive Lew Harper de Caçador de Aventuras e A Piscina Mortal; o heróico engenheiro Doug de Inferno na Torre, clássico do gênero catástrofe produzido por Irwin Allen (criador de Perdidos no Espaço e Viagem ao Fundo do Mar“); o trapaceiro Henry Gondorff, de Golpe de Mestre e, mais recentemente, o gangster de Estrada para a Perdição, adaptação de HQ estrelada por Tom Hanks.

Poucos lembram que Newman chegou a namorar com o gênero Ficção Científica em 1978 no filme O Quinteto , dirigido pelo renomado Robert Altman. No filme, Newman faz um caçador que é um dos poucos sobreviventes de uma catástrofe global que jogou o planeta em uma nova era glacial e se vê envolvido em uma competição mortal envolvendo outros sobreviventes. É um filme pouco conhecido meso entre os amantes da Ficção Científica, principalmente por sua narrativa mais arrastada que as produções atuais, e cheia de subleituras nas entrelinhas, como era típico do gênero crítico de Altman.

Fica aqui registrado noss adeus ao grande ator que, assim como muitos de seus colegas que já se foram deste mundo, viverá eternamente no firmamento dos grandes intérpretes da arte cinematográfica.

3 comentários sobre “Morre o ator Paul Newman

  1. Que triste notícia…O imortal Paul Newman permanecerá para sempre em nossos corações. Assisti alguns filmes dele mas ADOREI “Golpe de Mestre” foi ótimo, realmente ele era fabuloso!!! Agora o céu ganhou mais uma estrela e com certeza ele estará brilhando para sempre só que agora lá de cima, né?!

  2. Li, numa revista uma nota sobre o ator Paul Newman, fiquei triste ao saber que ele faleceu devido a um cancer no pulmão. Vi muitos filmes dele, era apaixonada por ele atuando… seus belos olhos me fascinavam e fascinam… será pra mim um eterno galã. Paul…que Deus receba tua alma na eternidade. Amém!

    Parabéns Paul, e obrigada por ter nos dado esse privilégio de ter apreciado e lijongeado sua atuações sempre em bom tom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s